Vinícius Júnior – A história completa do atleta de 17 anos

Se você gosta ou acompanha futebol nos últimos anos, já deve saber de quem estamos falando. Vinícius Júnior é um atleta de apenas 17 anos que está brilhando no Flamengo e chamando a atenção pelo seu futebol.

Mas, mesmo que você acompanhe os jogos e saiba que ele se tornou um grande jogador, talvez você ainda não conheça a história por trás dos jogos e como ele conseguiu chegar até aqui.

Então, vamos falar um pouco sobre a história de Vinícius Júnior. Continue lendo.

Vinícius Júnior – A história completa do atleta de 17 anos

Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, mais conhecido como Vinícius Júnior é um futebolista brasileiro que atua como ponta-esquerda. Nascido em São Gonçalo no dia 12 de julho de 2000, Vinícius Jr tem apenas 17 anos.

Atualmente, joga pelo Flamengo, cedido pelo Real Madrid até que ele complete 18 anos de idade.

Sua carreira começou no início do ano 2006 quando seu pai o levou a uma das escolinhas filiais do Flamengo, no bairro do Mutuá, em São Gonçalo, onde morava. Sua primeira ficha técnica, porém, tinha um detalhe curioso: ele foi inscrito como lateral-esquerdo.

“O pai do Vinicius nos procurou quando ele tinha cinco anos de idade e desde novo ele sempre apresentou um desempenho acima dos meninos da idade. Ele sempre foi um menino calmo e tranquilo, nunca deu problema mas sempre acima da média”.

Para facilitar no meio de locomoção e tornar a distância menor, Vinícius Jr foi morar com seu tio, Ulisses, na Abolição.

Filho de uma família humilde, passou a receber uma ajuda de custo do Flamengo e um auxílio dos empresários para conseguir se manter no clube.

Em 2007, Vinícius passou a conciliar os treinos na escolinha do Flamengo em São Gonçalo com aulas de futsal no Canto do Rio, um famoso clube localizado no centro de Niterói. Lá, ficou até 2010.

Em 2009, quando Vinícius tinha 9 anos, seus pais o levaram para fazer um teste no futsal do Flamengo. O clube viu potencial, mas achou o menino ainda muito novo e pediu para ele voltar no ano seguinte.

Ele não voltou, já que seu desejo era jogar futebol de campo, e não futsal. E foi assim que, em agosto de 2010, Vinícius passou na peneira para o futebol de campo do Fla.

Início de carreira no Flamengo

Com 10 anos de idade, Vinícius Júnior entrou para o Flamengo. Desde então foi tratado com o status de “futuro craque”, sendo o principal destaque da base desde o time sub-13.

Segundo Eduardo Júnior, responsável pela aprovação de Vinicius Junior na peneira do Flamengo, o garoto “parecia com o ex-meia Adílio, fisicamente e também na capacidade de driblar“.

Foi por isso que, já no primeiro campeonato disputado pelo Vinicius pelo Flamengo (a Copa Rio Bonito de 2010) ele ganhou a camisa 8, uma espécie de homenagem ao Adílio.

Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a Seleção sub-15, com o técnico Cláudio Caçapa. Mesmo um ano abaixo, ele já era titular e principal jogador dos infantis do Flamengo.

Era o protagonista da chamada “Geração 2000 Rubro-Negra”, que chegou a ficar mais de 90 jogos invicta entre o mirim e o infantil.

Em 2015, sagrou-se campeão da Copa Votorantim, torneio equivalente ao campeonato nacional da categoria.

No ano de 2016, Vinícius subiu aos juvenis, e a história se repetiu. Mesmo um ano mais novo do que limite da categoria determina, ele se tornou protagonista do time.

Marcou 10 gols, foi o grande assistente da competição formando parte de um ataque que marcou mais de 52 gols, e ajudou o Flamengo a sagrar-se campeão do Campeonato Carioca de Futebol Sub-17.

Mas a fama mesmo veio em 2017, quando Vinícius participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Junior, e, mesmo tendo 3 anos a menos que a idade permitida, foi um dos destaques do torneio.

Logo na estreia do Rubro-Negro na competição, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou dois gols na goleada por 5 a 0 diante do Central.

Foi destaque pelo Flamengo diante o Nacional de São Paulo em uma goleada por 6 a 0, em que Vinícius contribuiu com duas assistência e provocando dois cartões amarelos ao time adversário.

Foi o herói da classificação Rubro-Negra para às quartas de final da Copinha marcando de peito o gol da vitória por 2 a 1 diante do Cruzeiro no final do jogo.

As atuações de destaque de Vinícius Junior pelas categorias de base do Flamengo e da Seleção Brasileira geraram grande interesse de clubes europeus em seu futebol.

Logo após sua segunda partida como profissional do Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por 45 milhões de Euros.

No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade.

Atualmente, Vinícius Jr está com a intenção de finalizar 2018 ainda no Flamengo para poder amadurecer e conquistar o título Libertadores. Caberá ao Real Madrid decidir se isso será possível ou se o atleta irá após completar seus 18 anos, que será no meio deste ano.

Deixe um comentário